Notícias
Cuiabá recebe representantes comerciais de vários estados durante a 7ª edição da Femoda
Publicado por Andressa Boa Sorte/ Assessoria de Imprensa em 28/01/2019 às 11:43
A maior feira de roupas, calçados, assessórios do estado, a Femoda, chega à sétima edição e movimenta o comércio na capital de Mato Grosso. A feira que segue de 25 a 27 de janeiro, ocorre nessa data justamente para preencher uma lacuna no comércio com o movimento tradicionalmente fraco no início do ano. Na edição anterior, foram negociados cerca de R$ 25 milhões nos três dias de evento, e desta vez, a expectativa da Assorep-MT (Associação dos Representantes Comerciais de Mato Grosso) é superar esse montante.
O presidente do Conselho dos Representantes Comerciais de Mato Grosso, José Pereira Filho, participou da cerimônia de abertura e destacou em seu discurso o importante papel do representante comercial para a economia do estado. "Somos os maiores geradores de impostos para o estado. Viajamos e abastecemos lojas em todas as regiões de Mato Grosso e a Femoda é uma grande oportunidade para os lojistas renovarem seus estoques sem terem a necessidade de viajar para fora, como de costume", disse. Pereira também ressaltou as dificuldades que a categoria enfrenta quanto à taxação do ICMS sobre o mostruário. "Nós queremos que o estado olhe com mais carinho para nossa categoria e que nos permita trabalhar sem que nosso mostruário fique retido na secretaria de Fazenda devido à cobrança desse imposto. Nossa atividade faz o comércio aquecer, gera emprego, renda, e consequentemente beneficia a todos", disse o presidente.
Na abertura do evento, pela primeira vez o estado enviou um representante do governo. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, disse que pretende desburocratizar a atividade comercial. "Tive a oportunidade de conversar com alguns de vocês e recebi a demanda sobre a taxação do ICMS sobre o mostruário. Vamos estudar uma alternativa junto ao secretário de Fazenda e trazer até mesmo a Assembleia Legislativa para nos ajudar a construir alternativas legais que promovam essa desburocratização da atividade", disse o secretário.
Na solenidade também estavam presentes o deputado estadual Alan Kardec, que deve assumir a pasta de Cultura, Esporte e Lazer no executivo estadual, o deputado Dilmar Dal Bosco, o presidente da Assorep (Associação dos Representantes Comerciais de Mato Grosso), Rodrigo Pereira, o vice, João Gasparetto, e outros representantes do segmento.
A Femoda-MT conta com mais de 300 marcas nacionais e internacionais expostas em 80 stands. As duas últimas edições do evento foram responsáveis por mais de R$ 50 milhões em negociações. A Feira conta com apoio, além do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Mato Grosso (Core-MT), também da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (FECOMERCIO – MT).